sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Simon Bolívar e a Era da Revolução (Jhon Lynch)

Resumo do capítulo:

Iluminismo:
  • Filosofia dos direitos naturais
  • Soberania popular
  • Constituições escritas
  • Separação dos poderes
 Idéias políticas do Iluminismo:
  • Governo: contrato social / direitos naturais
  • Direitos fundamentais: liberdade e igualdade
  • Igreja (dogmas) vista como obstáculo ao progresso
  • Objetivo do governo: proporcionar a máxima felicidade (progresso material) ao máximo de pessoas.
 Falhas:
  • Não reconhece o nacionalismo
  • Atribui pouca importância à estrutura e mudanças sociais
             O Iluminismo não é um instrumento da revolução, e serviu de base teórica para absolutistas e democratas conservadores; em nada colaborou com o movimento de independência colonial.

Movimentos de Independência Hispano-americanos:

            Não se acomodam aos marcos conceituais europeus. Até os pensadores mais liberais reagiram com reservas à Revolução Francesa. Quanto mais radical ela se torna, menos atraente se torna para a elite criolla, que a via como um monstro de democracia e anarquia extremas que poderia destruir a ordem social que conheciam.
            Na América Espanhola a Revolução Francesa produz principalmente repercussões indiretas na esfera militar/estratégica: o isolamento das colônias devido ao bloqueio inglês, e a crise de legitimidade/ poder quando a França invade a Espanha.
Influência da Grã-Bretanha: Pressão por abertura de mercados devido à Revolução Industrial; admiração pelo dinamismo inglês em contraste com o estancamento e debilidade espanhóis.
Influência da Revolução Americana: inspiração republicana e modelo de liberdade; o sistema federalista de governo, no entanto, foi considerado não apropriado para a realidade sul-americana.

Idéias políticas de Bolívar

            Foi influenciado pelo Iluminismo, pelas idéias democráticas e pelo absolutismo esclarecido. Mas fundiu estes valores numa idéia de revolução única, original e adaptada à realidade da América. Não copiou os modelos francês e americano. Principais características:
  • Republicano
  • Conservador em questões sociais
  • Adepto da separação entre Igreja e Estado
  • A ideologia é adaptada ao objetivo maior de conquistar a independência; política pragmática adaptada às circunstâncias políticas.
  • Teoria da autodeterminação nacional: justifica a luta pela independência como prolongamento natural do direito de resistir à opressão (Carta da Jamaica)
             A despeito de ser um democrata e crente fiel nas idéias de igualdade entre os homens, reconhece o despreparo da sociedade americana, com profundas diferenças sócio-economico-raciais, e advoga a criação de um estado forte que conduza a sociedade para uma situação de maior igualdade.
            Sua preocupação em viabilizar este estado faz com que proponha medidas conservadoras como a criação de um senado hereditário  e do Poder Moral, um poder responsável pela educação da população. Na constituição que redigiu para a Bolívia (1826) chegou a propor a criação de uma presidência vitalícia.
            Pressões dos conservadores também o impedem de declarar imediatamente a abolição dos escravos. Inicialmente foi proibido o comércio de escravos; a abolição é declarada apenas em 1826.
            Tentou forçar uma integração dos indígenas à sociedade hispânica, política bem intencionada mas de resultados desastrosos.
            Acreditava no liberalismo econômico, mas as condições do pós-guerra e as pressões de poderosos grupos de interesses impediram a adoção de uma política eficaz. Apoiou-se fortemente na Inglaterra e estimulou o aumento da presença britânica na economia americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário