sábado, 12 de julho de 2014

Disseminação de idéias no milieu esotérico: notas sobre a influência de Gurdjieff no Movimento Gnóstico de Samael Aun Weor




 Introdução

            O objetivo deste artigo é contribuir com o debate proposto pelo sociólogo italiano Pierluigi Zoccatelli, que analisa a influência das idéias do esoterista armênio George Ivanovitch Gurdjieff (1866-1949) sobre o Movimento Gnóstico fundado pelo colombiano Samael Aun Weor em 1949.

            O objetivo de nossa pesquisa é analisar estratégias discursivas de legitimação doutrinária e identitária no milieu do moderno esoterismo ocidental; interessam-nos em particular historicizar os processos de apropriação e construção de representações sociais a partir da metodologia proposta por Roger Chartier e Sandra Pesavento. A definição e delimitação do esoterismo como campo de estudo acadêmico é tema de um acesso debate dentro da Ciência das Religiões; optamos pelo estudo do esoterismo enquanto campo específico de pesquisa, a História do Esoterismo Ocidental, e em especial pela abordagem cultural proposta por historiadores do esoterismo como Kocku von Stuckrad, Willian Goodrick-Clark e Wouter Hanegraaf, que propõem um modelo de história religiosa que concebe a Europa como um espaço multirreligioso onde ocorre uma permanente dinâmica de inter-relação e influência mútua, e que consideram o esoterismo como elemento estrutural da cultura ocidental moderna (Stuckrad, Goodrick-Clark, Hanegraaf); a delimitação do objeto de estudo e a definição de sua identidade comum é feita a partir dos conceito de cultic milieu de Colin Campbell (Campbell, p. 122-123), e de “campo discursivo” de von Stuckrad, que basicamente versam sobre como os traços comuns da cosmovisão esotérica superam as barreiras institucionais e estimulam um intenso trânsito de idéias e uma profunda apropriação sincrética. (Stuckrad 2005, p. 3-11)